Graduação Semipresencial é Compromisso com Flexibilidade!

Vantagens do Semi Presencial

A graduação semipresencial é a nova tendência entre os cursos de graduação. Essa modalidade é o intermediário entre o presencial e a educação a distância, oferecendo o melhor dos dois mundos ao aluno.

Em 2016, o MEC atualizou uma portaria que autoriza até 20% de carga horária a distância para cursos presenciais. Agora, as instituições de ensino superior procuram utilizar ainda mais as vantagens da tecnologia para flexibilizar as atividades do curso, sem abdicar da experiência universitária.

Saiba mais sobre as características da graduação semipresencial e as vantagens de fazer uma parte do seu curso de graduação a distância. Acompanhe!

Como Funciona a Graduação Semipresencial

Na graduação semipresencial a carga horária das aulas está dividida entre atividades presenciais e a distância. A porcentagem do curso que é oferecido a distância varia conforme a instituição de ensino e o curso escolhido.

De forma geral, a modalidade semipresencial prioriza o uso do EAD para as disciplinas mais teóricas e que não dependem tanto da orientação de professores. Assim, as atividades presenciais concentram aulas práticas, como experiência em laboratórios e trabalhos em grupo.

A grande diferença entre curso semipresencial e a distância é na infraestrutura física e no contato direto com professores e colegas. O EAD oferece esses serviços no polo presencial, mas no semipresencial essa estrutura é mais importante. Afinal, suporta uma grande parte da experiência do aluno.
Quais as maiores vantagens de cada modalidade do ensino superior

Cada modalidade de ensino tem suas vantagens e desvantagens, por isso é importante conhecer cada uma delas antes de escolher um curso. O formato mais tradicional de graduação é o presencial, cuja maior vantagem são as experiências vividas pelo aluno pela convivência na universidade.

A graduação a distância cresceu muito nos últimos anos e hoje é a segunda mais procurada pelos estudantes. Sua maior vantagem é a flexibilidade, que permite ao aluno estudar no seu ritmo, quando e onde quiser. Por outro lado, exige muita disciplina e nem todo mundo consegue adaptar-se a essa liberdade.

O semipresencial é o intermediário que surgiu para suprir justamente as dificuldades impostas pelas outras duas modalidades. Quem tem dificuldade em decidir se o melhor para si é a graduação presencial ou a distância provavelmente vai gostar dessa alternativa.

Motivos para Preferir a Graduação Semipresencial

A graduação semipresencial é mais flexível que a presencial em relação aos compromissos que o aluno precisa cumprir com datas e horários. Ao mesmo tempo, possui um cronograma mais estruturado que os cursos a distância. Por isso, ajuda tanto quem precisa de flexibilidade quanto de suporte para manter a rotina de estudos.

A qualidade de ensino é tão boa quanto qualquer outro curso em qualquer modalidade, desde que o estudante saiba escolher bem a instituição. Neste caso, a diferença entre curso semipresencial e a distância é que o aluno precisa atentar tanto para a estrutura física quanto virtual. Porém, mais cuidado na escolha garante maior qualidade na formação.

O valor reduzido da mensalidade é outro ponto positivo da graduação semipresencial. Os valores costumam ser bem menores do que de um curso presencial e mais próximos do EAD. No entanto, oferecem maior suporte físico ao aluno, mais contato com professores e alunos.